“Um das coisas problemáticas que eu vejo hoje em muitos círculos acadêmicos é que as pessoas focam muito em poder. Elas pensam que toda a história ou toda a política é apenas uma estrutra de poder, uma luta entre poderes. Veja, se você pensa que toda a história ou toda a política é apenas poder,então não há espaço para conversa. Pois se o que você tem é uma luta entre diferentes interesses, não há razão para conversa, a única coisa que muda é a luta. Minha visão é de que não, não se trata apenas de estruturas de poder, de dinâmicas de poder. Por baixo da estrutura do poder há histórias, histórias nas mentes humanas. E isso é uma ótima notícia, se for verdade, porque diferentemente do poder, que só muda através da luta, histórias podem, às vezes, não é fácil, mas às vezes, podem ser mudadas através da conversa. E essa é a esperança.“
Yuval Noah Harari

As tragédias gregas são uma das obras literárias mais importantes da história da humanidade. Elas foram escritas há mais de dois mil anos, mas ainda hoje continuam relevantes e têm muito a nos ensinar sobre a condição humana.
Uma das coisas mais fascinantes sobre as tragédias gregas é o seu poder de nos mudar. Elas nos fazem refletir sobre nossas próprias vidas, nossos valores e nossas escolhas. Elas nos mostram os perigos da ambição, da ganância e da inveja. Elas nos ensinam a importância da compaixão, da justiça e da humildade.
A trilogia Oresteia, de Ésquilo, que leremos a partir de agosto de 2023, é um exemplo perfeito do poder das tragédias gregas para mudar a realidade. Essa trilogia conta a história de Orestes, um jovem que é forçado a matar sua própria mãe para vingar a morte de seu pai. Orestes é atormentado pela culpa e pelo remorso, uma vez que é perseguido pelas Fúrias, as deusas que vingam todo crime de sangue. No final, Orestes é absolvido de seus crimes através de uma inovação na sociedade grega: trata-se do surgimento do tribunal de Atenas. Assim, ele é finalmente capaz de encontrar a paz.
A história de Orestes é uma história sobre a importância da justiça e do perdão. Ela nos ensina que é possível superar o passado e construir um futuro melhor, romper com uma tradição que oprime e transformar os valores da sociedade. A trilogia Oresteia é uma obra de arte que continua a nos inspirar e a nos desafiar até hoje.
Em um mundo cheio de violência, ódio e guerra, as tragédias gregas são um lembrete de que ainda há esperança. Elas nos mostram que é possível superar as dificuldades e construir um mundo melhor. As tragédias gregas são um tesouro da humanidade, e elas têm muito a nos ensinar sobre a condição humana.
Se você nunca leu uma tragédia grega, eu o encorajo a fazer isso, especialmente em leituras coletivas, conversando sobre elas. Você não vai se arrepender.
INÍCIO 5/8/23 ★ LEITURAS MÍTICAS ★ MULHER, PODER E JUSTIÇA: A ORESTEIA, DE ÉSQUILO ★ Aos sábados, 10h30 ★ Via Zoom ★
